sábado, 17 de março de 2012

Morte aos mistos!?

Pois bem, foi assim que, as gargalhadas, meu amigo de blog Fernando Antonio soltou essa frase durante o intervalo da final do primeiro turno entre CRB x ASA.

O motivo? Eu informava a ele os resultados dos jogos dos nossos outros clubes, que estavam ocorrendo ao mesmo tempo. Ele é torcedor do CRB, mas acompanha (e muito!) o Palmeiras, é simpatizante do Flamengo e admira o Real Madrid (ao menos na época que tinha um volante por nome de FERNANDO Redondo, porque seria?) e eu também torcedor do CRB e do São Paulo, antes torcedor e agora simpatizante do Flamengo, do Barcelona (pela mágica e bonita camisa que tem), do Liverpool (terra dos Beatles) e da Roma (quando o atacante argentino Batistuta foi pra lá soltar seus potentes chutes e ajudar a equipe a sair da fila que já durava 19 anos).

Isso ficou martelando minha cabeça durante um bom tempo, aliás, durante dias, principalmente por ter assistido pela primeira vez ao vivo, uma decisão de título em disputa de tiro livre (pênaltis) e sem sombra de dúvidas digo á todos é muito emocionante.

Ver um jogo desses ao vivo é a melhor sensação do mundo, bem como ver o time de coração conquistar um título ou a subida de divisão.

Ficou na minha cabeça a grande dúvida, afinal torço por quem? Pelo CRB? Pelo São Paulo? Pelo Flamengo, ou eu sou um torcedor misto?

Devo levar em consideração algo, o apreço pelos grandes clubes do eixo Rio-São Paulo se deve única e exclusivamente pela maciça atuação da mídia em prol deles.

Podem ver que, no Nordeste tirando Pernambuco onde a Globo transmite o campeonato local, os outros estados engolem seco aos Domingos os jogos do Campeonato Carioca, seja do Flamengo, Vasco, Fluminense ou Botafogo e inclusive no Campeonato Brasileiro, os jogos transmitidos para o Nordeste são dos cariocas. O Campeonato Paulista só é repassado para o nordeste quando o Campeonato Carioca já terminou ou quando as datas de ambos os campeonatos não coincidem.

O primeiro jogo de futebol que vi foi do São Paulo em 1989 (a final do brasileiro contra o Vasco), o que me deixou mais eufórico até então foi o do tricampeonato do Flamengo (contra o Vasco), título ganho nos último minutos, mas o mais emocionante foi o não rebaixamento do CRB em 2006 contra o Remo, num Rei Pelé abarrotado.

Vi dois tricampenatos do Flamengo, muita emoção!

Vi o São Paulo vencer três Mundias, três Libertadores (a primeira delas eu acompanhei numa TV preto e branco que tinha no meu quarto) e três Brasileiros, um feito único!

Vi o CRB fazer excelentes campanhas no campeonato brasileiro da segunda divisão, acompanhei o rebaixamento para a Série C e a volta a Série B, mais emoção!

É possível alguém conseguir torcer para 3 times ao mesmo tempo e ainda acompanhar os estrangeiros? Há quem diga que sim, mas que é difícil, é.

Torcer para um já é complicado, imagine por três. Imaginem meus finais de semana quando os três perdem de uma vez só.

A situação mais curiosa foi em 2001 onde São Paulo e Flamengo fizeram a final da extinta Copa dos Campeões em pleno Rei Pelé. Eu, também torcedor do São Paulo, com a camisa do Flamengo vendo o Rogério Ceni sendo xingado, uma das piores e estranhas sensações que tive como torcedor, ainda tive a audácia de depois do jogo “visitar” a torcida são-paulina com a camisa do Flamengo escondida no calção.

Pior, em 2004 quando CRB e Flamengo fizeram um jogão pela Copa do Brasil, que terminou 4 x 4, gol do Flamengo eu vibrava, gol do CRB vibrava mais ainda.

Chego à conclusão que os mistos não devem “morrer” como profetizou meu amigo, mas eles devem ter uma identidade, aliás, torcer por um time só e valorizar a prata da casa é o melhor.

Mesmo Flamengo e São Paulo gastando milhões e tendo os melhores elencos do país, camisas confeccionadas pelas principais marcas esportivas, patrocinadores importantes, mas, apenas o CRB me dá o prazer de ir ao estádio para acompanhá-lo, por isso o CRB deve e sempre será a primeira e única opção como clube de coração.

As diversas camisas oficiais de São Paulo (9), Flamengo (4), Barcelona (4), Liverpool (1) e Roma (1) serão usadas cada vez menos e as do CRB (3) cada vez mais.

Vá a um shopping num Sábado ou Domingo à tarde, o que mais se vê são camisas de Flamengo, Vasco, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Fluminense, Botafogo, até de Grêmio e Internacional estão pintando cada vez mais por aqui, mas as camisas de CRB e CSA vemos aos poucos, mais em dias de clássicos, que por si só já é um perigo usar.

A intenção desse post é deixar claro, principalmente na minha cabeça que São Paulo, Flamengo e Barcelona terão sempre o lugar especial, mas clube de coração á partir de agora só o CRB.

Vai jogar CRB x São Paulo? Sou CRB!

Vai jogar CRB x Flamengo? Sou CRB!

Vai jogar São Paulo x Flamengo? Vou ao rádio escutar CRB x CSA!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

“... e vai rolar a festa, vai rolar...”


Pouco mais de 30 dias depois do término da última competição de futebol no Brasil, eis que a bola voltou a rolar nos gramados brasileiros.

Vale lembrar que na Europa os campeonatos nacionais estão a todo vapor, lá diferente daqui, a temporada está na metade, e os campeonatos acabam no final de Maio retornando apenas em Agosto. Além do mais eles sim, tem uma pré-temporada de fato, com tempo suficiente para contratar, recuperar quem está lesionado, fazer rentáveis amistosos e colocar o time em ponto de bala para as competições que vão disputar.

As equipes brasileiras, no dia seguinte ao final do último campeonato dispensam os jogadores, que não levam em consideração a profissão que exercem e extrapolam durante as férias, tanto na diversão quanto na alimentação. Voltam acima do peso por conta das guloseimas das festas de fim de ano ou machucados por conta das peladas quase que diárias.

Nossa temporada sempre começa com os fracassados campeonatos estaduais, que na minha humilde e singela opinião, deveriam há muito tempo ser extintos e tendo o retorno dos mais atrativos campeonatos regionais. Sei que muitos vão colocar a dimensão continental do país para justificar a existência dos mesmos, as chamadas equipes “pequenas” não sobreviveriam sem os estaduais. O fato é que elas não sobrevivem, mesmo com eles. Existem equipes que jogam menos de 4 meses durante o ano e a federação local não se manifesta a respeito, nem promove parcerias com a iniciativa privada para viabilizar torneios que movimentem esses times durante o restante do ano. Façamos como a Inglaterra, deveríamos criar pequenas ligas que movimentem essas equipes durante boa parte do ano.

Os lingleses são muito organizados em qualquer quesito e o futebol não fica por menos, lá são 24 divisões, 140 ligas, 483 competições (por temporada) e mais de 7.000 clubes, vale lembrar que tudo funciona perfeitamente. chegam a ter 21 divisões que movimentam os times durante o ano todo. Não é raro encontrar um dos grandes que cai na Copa da Inglaterra para equipes da quarta ou quinta divisões, pois bem, na minha opinião, os estaduais deveriam sim ser extintos, pelo bem e sobrevivência das equipes.

Assim como no ano passado o ex-craque Ronaldinho Gaúcho e o Flamengo estão mais uma vez envolvidos numa novela que se arrasta desde o ano passado, o futuro do jogador é incerto e o clube tenta de várias formas mantê-lo. A contratação de jogador nesse nível e um deles é esse, não conseguir honrar com os compromissos que foram firmados e mesmo podre de rico ele não vai de forma alguma deixar de receber seus milhões e o clube por sua vez não tem como cobrar do jogador se não está fazendo sua parte.

A movimentação nos clubes é intensa:


No Rio de Janeiro o Flamengo perdeu o meio campo Thiago Neves (que diga-se passagem vale o investimento) para o rival Fluminense. O Rubro-negro trouxe ainda o bom zagueiro Gonzalez do Universidad do Chile e o atacante Itamar que estava no Tigres do México, o clube ainda espera um desfecho positivo para contratar o atacante Vagner Love.

O Fluminense como já citamos tem um dos melhores elecos do país e reforçou o meio campo com Thiago Neves, Wagner e o volante Jean ex-São Paulo, Thiago Carleto também ex-São Paulo, mas esvata emprestado ao América-MG é outro que chega para reforçar o clube, o clube das Laranjeiras tem tudo para fazer uma boa temporada e disputar os títulos dos campeonatos que vai disputar.

Nos lados de São Cristóvão poucas foram as contratações para o ano que será movimentado para o Vasco, chegaram Thiago Feltri ex-Atlético-GO, o atacante colombiano Tenório, o zagueiro Rodolfo que estava no Grêmio e o meio campo Abelairas ex-River Plate. A única “dor de cabeça para Cristóvão Borges e Ricardo Gomes é a volta do meio campo Carlos Alberto, que estava emprestado ao Bahia, após sondagens de outras equipes o jogador vai mesmo ficar pelos lados da colina e tentar brigar por uma vaga no concorrido meio campo vascaíno.

Em General Severiano as principais novidades são a volta ao Brasil do competente técnico Oswaldo de Oliveira, que há 5 anos estava no futebol japonês e lá conquistou no mínimo 1 título por ano, além dele o Botafogo trouxe o bom meio campo Andrezinho que ao lado de Maicossuel terá a missão de organizar as jogadas para os atacantes.

Com Flamengo, Fluminense e Vasco envolvidos na Taça Libertadores, o campeonato carioca tem tudo para ser mais bem quisto pelo Botafogo ou alguma surpresa vinda do interior do estado.


Em São Paulo dois dos 4 “grandes” estão envolvidos na Taça Libertadores da América, o Santos atual campeão e o Corinthians, atual campeão brasileiro. Ambos não reforçaram tanto as equipes, mas mantiveram as bases, que por sí só já é um feito louvável, mais importante do que repor peças no elenco é mantê-las e isso as duas equipes fizeram muito bem.

O clube de Parque São Jorge numa jogada de marketing que pretende expandir a marca Corinthians para a Ásia, contratou o meio-campo chinês Chen e o atacante Elton que estava na reserva do Vasco da Gama, pouco para um clube que vai disputar a Libertadores.

Na Vila Belmiro apenas o lateral Jorge Fucile ex-Porto-POR foi contratado, porém, a equipe que ganhou a Libertadores ano passado continua intacta e conta com nomes importantes como Neymar, Ganso, Adriano, Borges e Elano.

Pelos lados de Parque Antártica, a confusão interna dos seus diretores e comissão técnica estão complicando cada vez mais a chegada de reforços, até agora chegaram apenas o atacante Barcos ex-LDU, o zagueiro Román ex-River Plate e o meio campo Daniel carvalho que chega após uma negociação com o Atlético-MG que envolveu o excelente volante Pierre, o Palmeiras perde mais com a saída do volante que com a chegada do meio campo.

Dos “grandes” paulistas o único que abriu os cofres com qualidade e consciência foi o tricolor (meu clube de coração, por isso a puxada de saco). O São Paulo já nos primeiros dias do ano apresentou um pacote com 5 reforços, o excelente lateral esquerdo Cortêz ex-Botafogo que chegou a Seleção Brasileira, os bons zagueiros Edson Silva ex-Figueirense e Paulo Miranda ex-Bahia chegam para suprir uma grande carência neste setor, também do Figueirense chega o meio campo Maicon, outro que chega para ser titular da equipe é o volante Fabrício ex-Cruzeiro que chega ao Morumbi com status de xerife, mas o tricolor não se contentou e contratou o meio campo Jádson que estava a sete temporadas no Shaktar Donetsk da Ucrânia e vem com a incumbência de ser o cérebro da equipe e já recebeu inclusive a camisa 10, para fechar o ciclo de contratações vieram os atacantes Oswaldo Ex-Ceará e Nilmar ex-Villareal. Com a manutenção do técnico Emerson leão e um dos melhores elencos do país o tricolor ainda conta com jogadores como Rogério Ceni, Luis Fabiano, Lucas, Welington, Casemiro, Bruno Uvini entre outros para disputar todos os títulos da temporada.

Em Minas e Rio Grande do Sul os cofres não estão tão cheios.

Pelos lados do Rio Grande o Grêmio além da contratação do técnico Caio Junior, apresentou como principais reforços os atacantes Kleber ex-Palmeiras e Marcelo Moreno ex-Shaktar Donetsk e o Internacional os também atacantes Dagoberto ex-São Paulo e Marcos Aurélio ex-Coritiba.

Na cidade do Galo as principais contratações foram a chegada do zagueiro Rafael Marques ex-Grêmio, o meio campo Danilinho ex-Tigrez-MEX e do volante Pierre ex-Palmeiras. Na toca da Raposa o Cruzeiro tem como novidades o atacante Walter ex-Porto e o volante Rudnei ex-Avaí.

No Nordeste a grande festa ocorre aqui no nosso campeonato alagoano que este ano está recheado de jogadores rodados por grandes equipes do cenário nacional. No CRB Aloísio e Jadílson ambos com passagem por São Paulo e Cruzeiro, no CSA o retorno de ídolos do passado Adriano Gabiru, autor do gol que o título mundial ao Internacional de Porto Alegre contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Messi, Deco e Cia e o goleiro Flávio, o único jogador a ser campeão brasileiro nas três diferentes divisões do futebol brasileiro, em 1995 foi campeão da Série b com Atlético-PR e em 2001 campeão da Série A com o mesmo Atlético-PR e em 2009 campeão da Série C com o América –MG, mas a grande atração em Alagoas é a contratação do veterano atacante Túlio Maravilha pelo CSE de Palmeiras dos Índios, que é a terceira maior cidade do Estado, perdendo em números para Maceió e Arapiraca, terra do ASA que tem de volta seu principal jogador, o meio campo Didira que teve passagem apagada pelo Atlético-MG.

Enfim amigos, eis um breve resumo do início dessa temporada do futebol brasileiro que promete ser bastante movimentado.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011


Nada mais justo que façamos também nossa retrospectiva do esporte durante o ano de 2001. Um ano de altos e baixos para o esporte brasileiro entre surpresas e decepções.
No futebol, o Brasil se tornou uma possibilidade para muitos jogadores de todo mundo, mesmo os mais badalados, com estabilidade financeira e um moeda forte o Brasil foi visto com bons olhos por aqueles que tiveram seus nomes envolvidos em negociações para algum clube brasileiro. Nomes de Seedorf (Milan/Corinthians), Beckhan (Los Angeles Galaxy/São Paulo), Forlán (Internazionale0São Paulo) figuraram como nomes para reforçar equipes brasileiras, outros nomes além de especulação, foram realidade no futebol brasileiro.
Logo nos começo de Janeiro, Ronaldinho Gaucho saiu do Milan e acertou com o Flamengo até 2014 depois de uma briga do rubro-negro com outros dois concorrentes, o Palmeiras e o clube que formou o craque, o Grêmio.
Depois o Flamengo ainda repatriou Thiago Neves. O Botafogo trouxe de volta o volante Renato que estava a seis anos no Sevilla, O Fluminense trouxe Rafael Sóbis e o Vasco trouxe o reizinho Juninho Pernanbucano.
Em São Paulo o Conrinthians que no início do ano perdeu o ídolo Ronaldo, trouxe o Imperador Adriano e o Liédson, mas a principal contratação foi a volta de Luis Fabiano ao São Paulo, a maior contratação do futebol brasileiro, porém o atacante ficou o ano praticamente machucado.
Tivemos uma Copa do Brasil onde os mais badalados ficaram pelo caminho e a final foi entre Rio de Janeiro x Paraná, de um lado Vasco do outro o Coritiba, com uma campanha fantástica, 28 jogos de invencibilidade. Acabou dando Vasco, que conquista sua primeira Copa do Brasil e garante uma vaga na Libertadores de 2012.
No Rio de Janeiro o Flamengo venceu com folga o campeonato carioca, campeão invicto.
Em São Paulo o Santos conquista o bicampeonato com direito a excelentes atuações de Neymar e PH Ganso.
Brasil afora os campeões foram:
4 de Julho - Piauí;
ABC - Rio Grande do Norte;
ASA - Alagoas;
Atlético-GO - Goiás (BI);
Bahia de Feira - Bahia;
Brasilisense - Brasília;
Ceará - Ceará;
CENE - Mato Grosso do Sul;
Chapecoense - Santa Catarina;
Coritiba - Paraná (BI);
Cruzeiro - Minas Gerais;
Cuiabá - Mato Grosso;
Espigão - Rondonia;
Gurupi - Tocantins (BI);
Independente - Pará;
Internacional - Rio Grande do Sul;
Penarol - Amazonas (BI);
Real - Roraima;
Rio Branco - Acre (BI);
Sergipe - River Plate (BI);
Sampaio Correia - Maranhão (BI);
Santa Cruz - Pernambuco;
Santos - Libertadores (TRI);
São Mateus - Espirito Santo;
Trem - Amapá (BI);
Treze - Paraíba (BI);
Portuguesa-SP - Série B;
Joinvile-SC - Série C;
A Série A em 2011 foi uma das mais emocionantes com o título decidido apenas nos últimos minutos.
A seleção brasileira termina o ano como a 6ª melhor do mundo e com uma das suas piores campanhas numa Copa América, onde saiu derrotada após perder a decisão por penaltis, desperdicando suas 3 cobranças, ao que tudo indica 2012 será um ano de muito para trabalho para o técnico Mano Menezes, principalmente para que a seleção consiga ter uma cara e estilo jogo, algo não visto desde a saída do Dunga, que apesar de tudo saiu deixando a seleção com a conquista de duas Copa América e uma Copa das Confederações.
Outro esporte que caiu no gosto do Brasil foi o UFC, que com a transmissão da TV aberta teve altos índices de audiência.
Das 7 categorias, 3 são lideradas por brasileiros: Junior "Cigano" dos Santos (Pesado), Anderson "Spider" Silva (Médio) e José Aldo (Pena) e o esporte tem tudo para vir como a grande atração em 2o12.
Na Fómula 1 o domínio foi total do alemão Sebastian Vettel que se tornou o piloto mais jovem a conquistar um bicampenato. Recorde após recorde o jovem de 24 anos foi deixando lendas da categoria para trás. Na curta carreira na Fórmula 1 já são 21 vitórias, 30 poles e 9 melhores voltas e ao que indica em 2012 as estatísticas vão aumentar ainda mais a superioridade dele. Os brasileiros não estiveram bem, Felipe Massa passou o ano todo com problemas com sua Ferrari, Rubens Barrichelo tentou usar de toda experiência para guiar o incostante carro da Williams e Bruno Senna que foi alé do esperando conquistando pontos para a inexpressiva porém histórica equipe Lotus, guiando o lendário carro preto que deu a primeira vitória para seiu tio Ayrton Senna.
A seleção de basquete enfim conseguiu uma vaga nas Olimpiadas de Londres, vaga essa que não vinha desde Barcelona em 1992.
Nos encontraremos ano que vem para mais um ano com muito esporte.
Desejo a todos um 2012 repleto de saúde, paz, prosperidade e muito sucesso.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Business 2012 - Material Esportivo

A resolveu Nike vir com tudo para o futebol brasileiro. Depois de ser a fornecedora dos dois principais clubes do país, Flamengo e Corinthians, além da Seleção Brasileira a empresa ficou apenas responsável pela camisa do clube paulista, onde tem contrato até o final de 2014. A Nike sempre colocou que o Brasil sempre tería um aporte maior nos seus investimentos, porém com o tempo os concorrentes passaram a frente a empresa norte americana se viu com apenas um clube vestindo seus materiais.

Em 2012 a empresa resolver abrir os cofres e entrar com tudo no mercado nacional. Primeiro fechou com Santos que desde 1995 tinha seu material fornecido pela inglesa Umbro, até 2014 aproveitando-se de já ser a fornecedora do garoto propaganda Neymar, depois foi a vez do Internacional-RS, a empresa pagou a multa rescisória da Reebok para vestir o colorado a partir de janeiro de 2012, além deles Coritiba e Bahia vão vestir os modelos fabricados pelos americanos em 2012. Um detalhe importante é que todas as equipes terão modelos próprios, diferente do que contece hoje, onde o design é o mesmo para todas as equipes.
Quem volta em 2012 a vestir um clube brasileiro é a alemã PUMA que irá fornecer o material do Botafogo.

Hoje a primeira divisão do futebol brasileiro tem os seguintes fornecedores:

América-MG - Kanxa (rebaixado para a Série B)
Atlético-GO - Super Bolla
Atlético-MG - Topper
Alético-PR - Umbro (rebaixado para a Série B)
Avaí - Fanatic (rebaixado para a Série B)
Bahia - Nike
Botafogo - Puma
Ceará - Penalty (rebaixado para a Série B)
Corinthians - Nike
Coritiba - Nike
Cruzeiro - Reebok
Figueirense - Fila
Flamengo - Olimpikus
Fluminense - Adidas
Grêmio - Topper
Internacional - Nike
Palmeiras - Adidas
Santos - Nike
São Paulo - Reebok
Vasco - Penalty

Subiram para a Série A:
Portuguesa - Penalty
Náutico - Penalty
Ponte Preta - Lotto
Sport - Lotto

Nike 5 clubes
Penalty 3 clubes
Adidas / Reebok / Topper 2 clubes

Champions League - Oitavas-de-final - Patrocinadores

A UEFA Chanpions League teve nessa semana o sorteio das oitavas-de-final que começam apenas em Fevereiro de 2012, os confrontos ficaram assim:

Lyon (FRA) x APOEL (CHIP)
Napoli (ITA) x Chelsea (ING)
Milan (ITA) x Asenal (ING)
Basel (SUI) x Bayer de Munique (ALE)
Bayer Leverkusen (ALE) x Barcelona (ESP)
CSKA (RUS) x Real Madrid (ESP)
Zenit (RUS) x Benfica (POR)
Olympique (FRA) x Internazionale (ITA)

Devemos ressaltar que o futebol europeu vem mergulhado numa enorme crise financeira, principalmente na Itália onde o premiêr Silvio Berlusconi, também presidente do Milan, renunciou ao cargo em meio as denúncias de corrupção. Assim como os clubes brasileiros, já é possivel ver camisas de times italianos e franceses com muitos patrocinadores (sponsor, como dizem lá fora) nas camisas.
Essa fase da Liga dos Campeões também é um duelo dos milhões aportados pelos patrocinadores nas equipes, para que as marcas sejam conhecidas e vista no mundo todo.

O Lyon e o Olimpique são patrocinados pela BETCLIC que é uma empresa de apostas, assim como o Real Madrid que tem como patrocinador principal a Bwin, empresa do ramos de apostas on line. Na Europa os sites de apostas são legalizados e movimentam milhões todos os anos.
O Apoel por sua vez tem como sponsor a Cyprus Airways, empresa aérea com sede no Chipre.
O Napoli tem como patrocinadores a Lete empresa que produz água mineral e a MSC que é uma empresa responsável por cruzeiros marítmos.
O Chelsea mais uma vez tem com principal patrocinador a coreana SANSUNG, empresa do ramo de tecnolcogia da informação.
Um duelo que não favorece o patrocinador é no caso de Milan e Arsenal, onde o patrocinador é o mesmo, a Fly Emirates, empresa aérea dos Emirados Árabes, uma das 10 maiores do mundo. O Basel é patrocinado pela farmacêutica Novartis e o Bayer de Munique pela Deutch Telecom (T Home), maior empresa telefonica da Alemanha.
Outro alemão, o Bayer Leverkusen é patrocinado pela Sun Power, empresa americana que produz células solares.
O Barcelona por sua vez tem o maior aporte financeiro do mundo, após assinar com a Qatar Foundation que investe em eduação e pesquisa científica, no caso da Unicef que continua na parte de trás da camisa azul grená, o clube catalão paga para estampar o nome da organização.
O russo Zenit é patrocinado pela Gazprom a maior exportadora de gás natural do mundo, seu adversário, o português Benfica é patrocinado pela TMN, empresa de telefonia móvel.
A italiana Internazionale tem como patrocinadora a PIRELLI, um dos maiores grupos economicos da itália.

Vamos fazer o comparativo de todos eles colocando as camisas com seus espectivos patrocinadores.

Apoel (CHIPRE)

X

Lyon (FRANÇA)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Napoli (ITA)

X

Chelsea (ING)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Milan (ITA)

X

Arsenal (ING)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Basel (SUI)

X

Bayer de Munique (ALE)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Bayer Leverkusen (ALE)

X

Barcelona (ESP)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CSKA (RUS)

X

Real Madrid (ESP)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Zenit (RUS)

X

Benfica (POR)


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Olimpique (FRA)

X

Internazionale (ITA)



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CRB: Base mantida e a esperança de uma grande temporada em 2012!

Jogadores que permanecem no Galo para 2012:

Goleiros: Cristiano e Tiago.
Lateral-esquerdo: Rafinha.
Zagueiros: Rodrigão, Filipe, Ítalo e Nilson.
Volantes: Roberto Lopes, Thiaguinho, Adriano Alagoano e Léo.Meias: Ewerton Maradona, Geovani e Marco Antônio.
Atacantes: Aloísio Chulapa e Jeorge.
O técnico Paulo Comelli também permanece no Galo para 2012.
Reforços anunciados:
Lateral-direito: Elsinho
Lateral-esquerdo: Jadílson
Volante: Diego Aragão
Meia: Ademir
Atacante: Rodrigo Dantas

Segundo o presidente do CRB, Marcos Barbosa, na próxima semana, serão anunciadas mais 4 contratações: um goleiro, um zagueiro e 2 atacantes de velocidade. O goleiro deve ser o Juliano, que jogou pelo CRB durante o Campeonato Alagoano deste ano e estava jogando pelo Guarani-SP.
Ficha técnica do Elsinho:Nome completo: Elson Ferreira de SouzaData de nascimento 30 de novembro de 1989 (22 anos) Local de nascimento: Porto Velho, RondôniaAltura: 1,87 mPeso: 75 KgPosição: lateral-direitoClubes profissionais: Gênus-RO, Vilhena-RO, Grêmio Metropolitano-PR, Remo-PA e Nacional-MGÚltimo clube: Nacional-MGTítulos: Campeonato Rondoniense de 2010 e Campeonato Paranaense da Terceira Divisão de 2010Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=5YoX1nDd9mU

Ficha técnica do Jadílson:Nome completo: José Jadílson dos Santos SilvaData de nascimento 4 de dezembro de 1977 (34 anos) Local de nascimento: Maceió, AlagoasAltura: 1,65 mPeso: 66 KgPosição: lateral-esquerdoClubes profissionais: CRB, Portuguesa-SP, Palmeiras-SP, Botafogo-SP, Guarani-SP, Consadole Sapporo (Japão), Fluminense-RJ, Paraná-PR, Goiás-GO, São Paulo-SP, Cruzeiro-MG, Grêmio-RS, Goiás-GO, Grêmio Barueri-SP e Anapolina-GO.Último clube: Anapolina-GOTítulos: Campeonato Goiano de 2006 e Campeonato Brasileiro de 2007

Ficha técnica do Diego Aragão:Nome completo: Diego Aragão dos SantosData de nascimento 29 de outubro de 1986 (25 anos) Local de nascimento: Itabuna, BahiaAltura: 1,76 mPeso: 73 KgPosição: volanteClubes profissionais: Camaçari-BA, Vitória da Conquista-BA, Itabuna-BA e Cincão-PRÚltimo clube: Cincão-PRPrincipais características: Passe preciso, boa saída de jogo, ótimo na marcação e boa impulsão.Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=O0Sr1obo0No

Ficha técnica do Ademir:Nome completo: Ademir Silva SantosData de nascimento 12 de agosto de 1992 (19 anos) Altura: 1,77 mPeso: 70 KgPosição: meiaClubes profissionais: Rio Claro-SP e Benfica (Portugal)Último clube: Benfica (Portugal)Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=-3T5An-dyD0

Ficha técnica do Rodrigo Dantas:Nome completo: Rodrigo Francisco Lima DantasData de nascimento 26 de dezembro de 1985 (25 anos) Local de nascimento: Recife, PernambucoAltura: 1,85 mPeso: 83 KgPosição: atacanteClubes profissionais: Sporting Espinho (Portugal), Caldas (Portugal), Sporting Braga (Portugal), Fátima (Portugal), Al Riffa (Barém), Treze-PB, Salgueiro-PE, Ermis Aradippou (Chipre), Náutico-PE, Brasil-RS, Kawkab Marracech (Marrocos), Marília-SP, Remo-PA e Fortaleza-CE Último clube: Fortaleza-CEVídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=7kalwwVhAxk

Elenco atual:

Goleiros: Cristiano e Tiago.
Lateral–direito: Elsinho.
Laterais–esquerdos: Jadílson e Rafinha
.Zagueiros: Rodrigão, Filipe, Ítalo e Nilson.
Volantes: Roberto Lopes, Thiaguinho, Diego Aragão, Adriano Alagoano e Léo.
Meias: Ewerton Maradona, Geovani e Marco Antônio.
Atacantes: Aloísio Chulapa, Rodrigo Dantas e Jeorge.

Comissão técnica:
Técnico: Paulo Comelli.
Auxiliar técnico: Joãozinho Paulista.
Preparador físico: Cláudio Creato.
Massagista: Assis.
Preparador de goleiros: Luciano Fragoso.
Fisioterapeutas: Bruno Almeida e André Melo.
Médicos: Orlando Bahia, Luiz Fernando Barros e Williams Albuquerque.
Mordomo: Claudinho.

Diretoria:
Presidente: Marcos Barbosa.
Presidente de honra: Dilmar Camerino.
Vice-presidente de honra: Vicente Ferro.
Vice-presidente: Vicente Félix.
Vice-presidente de futebol: Roberto Fernandes.
Diretor de futebol: Ednilton Lins.
Supervisor de futebol: Marcos Lima Verde
.Vice-presidente de marketing: Marçal Fortes.
Vice-presidente de planejamento: Marçal Fortes.
Vice-presidente social: Alexandre Gomes de Barros.
Vice-presidente de patrimônio: Miguel Moraes.
Vice-presidente administrativo: Fernando Nebson.
Vice-presidente jurídico: Antônio Almeida de Oliveira.
Vice-presidente médico: Orlando Bahia.

Conselho Deliberativo:
Presidente do Conselho Deliberativo: Kennedy Calheiros
Vice-presidente do Conselho Deliberativo: Cícero Amélio da Silva
Assessor do presidente: Rodrigo Freire.

2012 promete, base forte do CRB mantida, a última vez que vi isso foi em 2002, parabéns presidente!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Conhecendo um pouco mais o "todo poderoso" timão!

Parabéns Corínthians pelo título!
Parabéns também pelo estádio...mas bem que poderia fazer como outros não é verdade, sem dinheiro público!
enquanto isso, saúde e educação...NADA!
ISTO É UMA VERGONHA!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Justificando!

Algumas pessoas tem me perguntado porquê Corinthians e Vasco não estão como opções na enquete "Quem será o campeão brasileiro 2011."
Justifico, dizendo que a enquete foi montada no início do campeonato onde nenhuma das duas equipes, apesar de sempre favoritas, estavam bem cotadas para conquistar o título.
O Corinthians vinha de um péssimo campeonato paulista e uma eliminação da Taça Libertadores e o Vasco vinha da conquista da Copa do Brasil, ou seja já tinha sua vaga garantida para a Taça Libertadores de 2012.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Seleção Brasileira 2011

Terminou a temporada 2011 para a Seleção Brasileira, num ano quem o mais importante aconteceu com a categoria de base, onde o Brasil se sagrou campeão sulamericano e pentacampeão mundial.

O retrospecto da seleção foi assim:

Jogos: 14

Vitórias: 7

Empates: 5

Derrotas: 2

Gols Pró: 19

Gols contra: 9

Artilheiros: Neymar (6 gols), Alexandre Pato, Fred e Jonas (2 gols), Sandro, Hernanes, Ronaldinho, Marcelo, Lucas, Jadson e Robinho (1 gol)

A seleção não encheu os olhos, suas duas derrotas foram justamente contra potencias mundiais (Alemanha e França) e a vitória contra uma fraca Argentina não convenceu nem a torcida nem a crítica.

Convenhamos que não é o técnico quem escolhe os adversários que vai enfrentar, isso é a CBF quem define, muito menos os locais, pois o gramado do Gabão não é encontrado nem na quarta divisão do futebol brasileiro. O técnico Mano Menezes também sofreu com a ausência dos grandes nomes, ora por contusão (casos de Kaká, Marcelo, Ramires entre outros), mas 2012 será o ano em que será necessário que a seleção brasileira ganhe forma, cara e estilo de jogo, caso contrário o técnico gaúcho não estará no banco comandando a seleção na abertura da copa em 2014.

Pra finalizar a seleção termina o ano com sua pior colocação no ranking da FIFA.

Precisamos melhorar e muito!

CRB Série B 2012!


Eu voltei agora para ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar!