quinta-feira, 19 de março de 2009

Quem foi melhor?




Aproveitando o gancho do quadro no Esporte Espetacular, também deixaremos nossa opnião sobre quem foi melhor.

Walney Gomes.

Para mim lógico, Raí.
Sem dúvida um dos melhores meias que ví jogar, pelo estilo reto de jogar, sempre cadenciando o jogo de cabeça erguida.
Depois do Rogério Ceni é o jogador que mais se identifica com o clube.
Integrante da era mais vitoriosa do tricolor sob o comando do Mestre Telê. Chegou ao São Paulo em 1987 do Botafogo-SP sob olhares desconfiados e com a marca de "irmão do Dr. Sócrates", mas mostrou suas qualidades ao longo do tempo, com um toque de bola refinado, excelente visão de jogo e inteligência para distribuir as jogadas, foi um autêntico camisa 10 e como torcedor são-paulino ouso a dizer que depois dele não tivemos um camisa 10 de verdade.

No São Paulo foram 393 jogos(209v, 105e, 79d) e 127 gols.
Títulos: 5 Campeonatos paulistas, 01 Brasileiro, 02 Libertadores e 01 Mundial Interclubes.
Após a conquista da sua segunda Libertadores se transferiu para o PSG onde chegou a frequentar o banco de reservas mas aos poucos se firmou e foi Bi-campeão Francês, Bi-campeão da Copa da França e Campeão da Recopa Européia, após sua passagem transformou o PSG que era apenas um clube mediano sem grandes conquistas, para uma das grandes potências européias (hoje não mais!).Na seleção foram 51 jogos e 21 gols, era o camisa 10 da seleção Tetracampeã, mas perdeu espaço ao longo da Copa para o volante Mazinho.

Esteve prestes a voltar a Seleção que disputou a Copa de 98, mas Zagallo preferiu levar o Giovani (aquele que jogou no Santos e Barcelona), entrou numa fria em um amistoso entre Brasil 0 X 1 Argentina e saiu do Maracanã vaidado como toda seleção que perdeu aquele jogo.

Voltou ao Brasil em 1998 e fez sua estréia na final do campeonato paulista daquele ano marcando inclusive um dos gols (São Paulo 3 x 1 Corinthians) e se sagrando campeão.
Encerrou a carreira em 2000 durante a Copa dos Campões realizada em MACEIÓ/JOÃO PESSOA.
A minha única mágoa é que o São Paulo nunca fez sequer uma despedida pra ele que foi sem dívida um dos 5 maiores jogadores da história do clube.


Sei que Sócrates também jogou muito, mas tenho na minha retina os lances e os títulos conquistados pelo Raí, não ví o "Doutor" mas sei que também era fera e acho que ele lá no programa ele deve ganhar do irmão mais novo.


Fernando

Dois irmãos, dois jogadores de meio-campo, infelizmente não posso opinar pelo simples fato de não ter visto o Sócrates jogar, ouvi dizer que jogava muito,mas...o Raí era um exemplo dentro e fora de campo, não foi muito bem na seleção mas no São Paulo ganhou tudo, enfim, se tivesse que escolher ficaria com o Raí, se analisarmos títulos, ganhou muito mais do que seu irmão mais velho, mas como não vi o Sócrates jogar, não posso afirmar que ele era mais jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário