Essa discussão é longa, como não acompanhei o campeonato de 1987 fica difícil dar um juízo de valor de forma peremptória, a verdade é que para CBF o Flamengo é penta, para a mídia, é hexa, o Flamengo disputou teoricamente com as principais equipes do país, o Sport disputou o que para muitos era uma espécie de série B, de fato é complicado dizer que uma equipe foi campeã da série A sem jogar contra Palmeiras, Corínthians, Santos, São Paulo, Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Grêmio, Inter, Cruzeiro, Atlético-MG ... agora não podemos esquecer que em 1986, 1 ano antes, o Guarani foi vice e o América 4º colocado e ambos disputaram o chamado módulo amarelo, este pra mim foi o grande erro do clube dos 13, pois com a inclusão destas equipes a legitimidade da copa união seria mais valorizada, pois como o vice campeão um ano depois disputa a chamada "série B"? Não há explicação lógica, o critério técnico foi abandonado.
Isto posto, vai aqui minha opinião sobre o questionamento, de Direito o campeão é o Sport, a CBF ratifica isso, dizem que o regulamento não foi cumprido e o Flamengo se recusou a disputar uma final com a equipe de Recife, mas mesmo assim eu considero o Flamengo como hexacampeão, é o campeão de fato, se não fosse a exclusão de Guarani e América, ficaria até mais fácil no meu modo de ver esta ratificação.
Agora, os vencedores das Taças Brasil e Roberto Gomes Pedrosa precisam valorizar mais suas conquistas, pois a midia é enfática ao afirmar que o Flamengo é hexa, mesmo legitimamente não sendo, os títulos destes campeonatos antes de 71 são esquecidos por boa parte das torcidas dos times que venceram estas competições, o pior é que quem representou o Brasil na libertadores de 88 foram sport e guarani, finalistas do módulo amarelo, o que vale mais, a Taça Brasil, o Roberto Gomes Pedrosa ou a Copa União? Todos esses campeonatos a CBF não reconhece os vencedores como campeões brasileiros, mas os finalistas dos dois primeiros foram para libertadores.
Por fim, ao meu ver, o Flamengo é hexa, Palmeiras e Santos são octa...assim como cruzeiro, fluminense, botafogo e bahia tem para mim um título a mais do campeonato brasileiro, só que isso é minha opinião, ou seja, não vale nada rsrsrs, oficialmente o Fla é penta e a mídia tem que ser imparcial, teria na verdade, pois não é,tem que ser coerente, se grita que o Fla é hexa mesmo sem a CBF reconhecer, valorize as conquistas das outras equipes que a CBF também não reconhece, mas isso é pedir muito.
Fica a indagação, o que vale mais?O campeão de fato ou o campeão de Direito?
Eu fico com o campeão de fato nesta questão de 87, mas não é uma escolha fácil, coisas das bagunças do nosso futebol.
Me coloco como um torcedor do Sport, alguém chega e pergunta - contra quem o sport jogou quando foi campeão brasileiro?
- csa, criciúma etc...não fica legal, mas o mesmo torcedor pode indagar dizendo que não tem culpa de o Flamengo não querer jogar uma final contra o Sport, que a Taça está em Recife,que disputou a libertadores de 1988, enfim, é sem dúvida muito polêmico este assunto, sendo que, competidamente falando, o módulo amarelo foi uma espécie de Série B mesmo, com raras exceções.
É o mesmo que nós torcedores do CRB dizermos que somos campeões do nordeste de 1975, competição ganha sem as principais equipes da região, Sport, Vitória, Bahia etc, fica difícil defender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário