sábado, 20 de fevereiro de 2010

Torcedor indignado


Caros amigos há muito tempo queria escrever minha indignação com a condução do futebol brasileiro e com o péssimo tratamento que os torcedores tem nos estádios.

É o fim da picada essa história de futebol as 22h, se aqui em Maceió a gente já acha chato jogo as 20h30, por causa do nosso exemplar sistema de transportes (falando nisso prefeito, cadê a licitação para as linhas de onibus da periferia que vc prometeu desde seu primeiro mandato?) quem dirá quem mora numa metrópole como São Paulo, onda tem gente que pega até três conduções para chegar em casa depois de um dia de trabalho.
Sair de um jogo depois da meia-noite é complicado e tudo isso simplesmente para atender a grade da televisão.
Não podemos negar a importância financeira que a TV representa aos clubes e só por isso já se justifica tamanha dependência dos mesmos.

Mas não me convençe colocar o torcedor em segundo plano por causa de novelas e reality shows. O torcedor é a principal razão para a existência dos clubes, sem eles (ou melhor, sem nós!) a festa dos gramados não tería sentido algum. Me deixa muito angústiado assistir jogos de grandes clubes pela TV e ver um grande vazio nas arquibancadas.
Para se ter uma idéia nesta semana duas partidas chamaram a atenção, na quarta-feira Palmeiras x São Caetano levaram ao Palestra pouco mais de 3.000, na quinta-feira o Morumbi teve São Paulo x Barueri com a presença de 5.000 torcedores. A prova está aí, Morumbí praticamente vazio.


Para compratilhar dessa indignação é só escutar aos comentários dos torcedores a Rádio Jovem PAN no final dos jogos condenando essa atitude.
Cartolas estão cada vez menos preocupados com o torcedor.
Federações leiloam seus campeonatos na base do quem pagar mais leva, independente dos horários.
E a CBF?
Bem nem vale aprofundar muito o assunto sobre essa instituição,pois a mesma não tem um presidente e sim um déspota, que está no cargo há mais de 20 anos (isso mesmo a gestão RT começou em 1989) e não faz nada para intervir nisso. Ao contrário vive as turras com o Fisco, com dívidas astronômicas, ano passado foi autuada em R$ 14 milhões em dívidas (Por favor quem souber me diga o que eles fizeram com o dinheiro do contrato da Nike, singelos R$ 160 milhões).
Pra melhorar a situação no Rio de Janeiro o MP lançou uma liminar que proíbe jogos entre 1oh e 17h (isso é piada né, tão brincando comigo né seus danadinhos!). Estádios sem iluminação vão jogar que horas, 6h?
Já pensou se resolvem fazer isso aqui em Alagoas, estávamos ferrados, jogos a partir das 5h, com direito a café da manhã.

O que é mais construtivo para as nossas crianças, ver os "hérois" do BBB (Pedro Bial quem diría hein, vc que cobriu guerras, testemunhou a queda do muro de Berlim se prestando ao papel de apresentar um programa lixo desse) ver a uma novela onde a única coisa que presta são os depoimentos no final de cada capítulo (ao menos é que ouço dizer, já que não assisto) ou ver as pedaladas do Robinho e os gols do Império do amor?

E lembrem que sediaremos uma Copa daqui ha 4 anos. Até então profissionalismo zero.

Futebol no Brasil é profissional mas nao é tratado como tal, quem sabe numa gestão futura, acho que só Deus será testemunha disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário