sexta-feira, 11 de junho de 2010

Começou!

Com a correría da semana não deu nem pra escrever algo antes da Copa começar, como eu planejava, só agora no Sábado 1h53 da madrugada é que arrumei tempo.

Começou a 1º copa do mundo no continente africano, antes de tudo com muitas obras em andamento. Acompanhando em tempo real pela internet desde ontem, eu percebo o quanto está sendo difícil pra quem está na África se deslocar pelos locais dos jogos. Hoje mesmo no jogo de abertura, o ônibus da imprensa onde estavam os jornalistas da rádio CBN de São Paulo, demorou 2h30m para chegar ao Soccer City num trajeto de apenas 33km, pelos relatos, um trânsito caótico, com gente no meio da rua dificultando ainda mais a chegada até o estádio.
Lá dentro o que se viu (e o que se ouviu) foi o esurdecedor som das famigeradas vuvuzelas, e a euforia do torcedor sulafricano.
Essa é a primeira copa onde não vou poder acompanhar diretamente (não me deram férias!) todos os jogos como vinha fazendo desde 1998, vou ter de me contentar em assitir os jogos do fim de semana e os da seleção brasileira.
Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, e para mim o que já tenho como impressão é de essa copa será a do "com jeitinho dá certo".
Acostumado a ver 4 copas de alto nível em termos de infraestrutura (EUA, França, Coréia/Japão e Alemanha) pois os países que as sediaram se prepararam muito bem, essa copa vai se destacar pela falta de zê-lo para um evento desse porte.
Fica a prévia para 2010.
Alguém duvida que em 2014 será tão caótico no Brasil como está sendo na África?
Em 2014 o "jeitinho brasileiro" vai reinar de vez.

Mas esquecendo a pior parte e lembrando da melhor que é a bola rolando, os dois jogos de hoje acompanhei pelo rádio e o jogo que eu mais esperei (FRA 0 x 0 URU) foi decepcionante e me arrisco a dizer que o futebol apresentado hoje a França não vai muito longe nessa copa. O Uruguai com a excelente raça de sempre e com o futebol + ou - de sempre.
No jogo de abertura uma África do Sul com jogadores que não sabiam dominar a bola (culpa da bola ou dos jogadores? Sabe-se lá!), mas pelo que ouvi mereciam a vitória. Assim como em 2006 o primeiro gol da Copa foram dos ãnfitriões, e que golaço (assim como o golaço do lateral alemão Lham em 2006) que não foi suficiente para garantir a vitória e acabaram levado o empate numa bobeada da defesa. Tomara que os africanos tenham mais sorte e consigam se classificar para a fase seguinte, até porque fase final de copa sem os donos da casa perde o interesse.

E mais tarde um joguinho e dois jogaços:

Coréia do Sul x Grêcia - 8h30
Argentina x Nigéria - 11h
Inglaterra x EUA - 15h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário