sábado, 20 de junho de 2009

O Fim de uma era (por um são paulino saudável)

Depois de 3 anos e meio a frente do São Paulo Futebol Clube, chegou ao fim a segunda passagem do técnico Muricy Ramalho no time paulista.
A eliminação na última quarta-feira da Libertadores pelo Cruzeiro foi a gota d'água para a saída do técnico, como queriam alguns conselheiros do clube que não suportavam a presença do treinador a frente da equipe, mas sempre bancado pelo presidente Juvenal Juvencio, principal responsável pela vinda dele ao clube paulista quando ele ainda nem era presidente do clube.

A grande verdade é que não havia mais clima nem espaço para Muricy no São Paulo. Ele não conseguia mais fazer o timer render como antes e a torcida (digo por mim) sempre esperava que o jogo seguinte sería a mudança que estava faltando, a injeção de ânimo e adrenalima capaz de levantar qualquer defunto, e até agora não aconteçeu.

Ainda penso que, quando uma derrota tendo como consequência uma eliminação como essa, o principal culpado não é o treinador e sim quem está dentro das 4 linhas e teve 180 minutos para resolver o problema.

Claro que no futebol a lógica não tem vez e o imprevisível é tão real quanto arbitros e bandeirinhas.
Sería muito mais prático fazer uma faxina no elenco e coloca pra fora quem não tem motivação para defender as cores do clube do que mandar embora um técnico que comquista por três vezes seguidas o Campeonato Brasileiro.
Como pode um jogador que há seis meses atrás era considerado o melhor do Brasil parar no banco de reservas e não manifestar nenhuma reãção para melhorar o desempenho (leia-se Hernanes), como pode o melhor time (até então) do país fazer boas contratações reforçar ainda mais seu elenco e não render como o esperado.
Vale lembrar que o São Paulo foi eliminado no Campeonato Paulista com um aproveitamento de 75% dos pontos e foi eliminado justamente pelo campeão.
Com Mucicy no comando foram 360 partidas (139v, 67e, 46d) e aproveitamento de 65%. Poucos técnicos se identificam tanto com um clube como Muricy com o São Paulo, 4º técnico que mais treinou o clube, ficando atrás de Vicente Feola (524), José Poy(421) e o Mestre Telê(410).
Que Muricy tenha muita sorte daqui pra frente, ganhe bastante títulos e retorne ao tricolor em breve para quem sabe encerrar sua vitoriosa carreira.

Falando nisso...

O tricolor já tem um substituto, Ricardo Gomes. Ex-zagueiro do Fluminense e da Seleção Brasileira. Como técnico pe bastante conhecido no futebol francês onde treinou as principais equipes do país como PSG, Olimpique, Bordeaux e Monaco (seu último clube). Não sei qual critério utilizado para sua contratação.

Tem no currículum a façanha de não conseguir classificar a seleção olimpica de futebol para as Olimpiadas, com aquela que é considerada a melhor geração olímpica do Brasil, com Diego, Robinho, Gomes, Breno, Alex Silva, Alexandre Pato, Hernanes e outros que hoje são destaques em seuas clubes.
Boa Sorte a Ricardo Gomes e que ele possa colocar o tricolor de novo no caminho das glórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário