segunda-feira, 29 de março de 2010

Série Craques da Copa 2010 - Lionel Messi

Não é só o Real Madrid que terá um grande craque na Copa do Mundo 2010. La pulga como é chamado na Espanha, esse argentino vem conquistando o mundo com suas atuações pelo Barcelona, cadidatíssimo a Melhor do Mundo em 2010.

Lionel Messi


Lionel Andrés Messi
Atacante
24/06/1987 (22 anos)
Rosário, Argentina
1,69, canhoto
Clubes:
1995/2000 - Newels Old Boys
2000/2004 - Barcelona B (5 gols)
2004- Barcelona (133 gols)*

Pela Seleção*
43 jogos
13 gols

Seus primeiros passos sobre um campo de futebol foram no clube de seu bairro, Grandoli, quando tinha só cinco anos. Depois entrou para os juvenis do Newell's Old Boys, em 1995. Aos onze anos, detectaram nele um problema hormonal que impedia seu crescimento ósseo, dificultando seu crescimento. O tratamento, que consistia em injeções todas as noites, custava US$900,00 mensais aos seus pais, uma vez que o Newell's recusava-se a pagar. Messi tentou então o River Plate, que também não quis.
O pai do jogador então tentou a sorte na Espanha, já em meio à grave crise econômica argentina, após escrever a parentes que viviam na cidade de Lérida. Lá foi conseguido um contato com o Barcelona, que aceitou contratá-lo.
após passar por todas as categorias de base do Barcelona e atuar em apenas cinco partidas pelo Barcelona B, Leo Messi foi integrado ao time principal na temporada 2003-04, com apenas dezesseis anos, debutando em um amistoso contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão. Após algum tempo, já era titular absoluto no ataque do clube catalão ao lado de Ronaldinhpo e Eto'o. Em 2005 renovou seu contrato até o ano de 2014.
Na temporada 2008-09, assumiu definitivamente o posto de principal astro, ao conduzir o time a uma inédita "Tríplice Coroa" (Copa del Rey, La Liga e UEFA Champions League). Com vários gols e lances geniais, alcançou inclusive a artilharia da Champions League, com nove gols marcados, um deles sendo marcado na grande final, vencida por 2-0 contra o Manchester United, em partida considerada por muitos um "tira-teima", já que pôs frente à frente os dois principais jogadores do mundo no momento: Messi e Cristiano Ronaldoo.

Em 2005, após a primeira matéria sobre Messi na El Gráfico, foi imediatamente convocado para a seleção Sub-20, para acabar de vez com as intenções da Espanha de naturalizá-lo. No campeonato mundial da categoria, no mesmo ano, não só foi campeão como também se tornou artilheiro, com seis gols, e foi eleito o melhor jogador do torneio. Além disso, conquistou uma vitória sobre o Brasil nas semifinais.

Foi convocado por Jose Pekerman para a disputa da Copa 2006, realizada na Alemanha. Com 18 anos e 357 dias de idade, tornou-se o quinto jogador mais jovem a marcar um gol numa Copa do Mundo, ao marcar o último gol na goleada por 6-0 sobre a Sérvia. Entretanto, passaria a maior parte da competição no banco.

Messi com certeza estará em campo na Copa da Africa, a Argentina estréia dia 12/06 contra a Nigéria pelo primeiro confronto do Grupo B.

*Atualizado até 22/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário