quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Sites dos clubes da Série A - Parte I: América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo e Chapecoense

América-MG

Link: http://www.americamineiro.com.br/


Desenvolvedor: http://cagdis.com/


Interatividade: Tem tudo aquilo que permite que o torcedor converse com o clube (contato, newsletter, agenda do clube, inscrição para participar de seleção para a base do clube e acesso as redes sociais). Nota 2.

Conteúdo: Se descuidaram na disposição das informações, a história do clube por exemplo deveria ser o primeiro item do menu que aparece no site. Disponibilizam os jogos que o clube fez no ano, mas somente os resultados sem informações mais detalhadas, torcedores que acompanham o clube mais de perto gostam de ter esse tipo de informação completa (escalação, público, renda, etc). Tem a parte de transparência com o balanço financeiro do clube, achei muito bom. Nota 0,75.

Acessibilidade: Nada de acessibilidade. Nota 0.

Usabilidade: Muito fácil de navegar, com menus bem intuitivos, mas poderiam ter um layout mais atrativo. Nota 1.

Aparência: Achei insosso! A disposição poderia ser mais atrativa e os logotipos dos patrocinadores poderiam ser mais discretos. É básico hoje colocar apenas os ícones das redes sociais, pecaram nisso. Nota 0,75

Responsividade: Totalmente. Nota 0,5.

Nota final: 5.

Diferencial:
-Revista digital (disponível para download);
-Possui loja virtual no próprio site;
-Possui app próprio.

Atlético-MG

Link: http://www.atletico.com.br/

Desenvolvedor: http://nauweb.com/


Interatividade: Tudo muito intuitivo, ainda traz as opções de ser acessado em outras duas línguas (Inglês Britânico e Espanhol). Nota 2.

Conteúdo: Tudo muito bem disposto, na home as principais atualidades (poucos minutos depois do empate em 2 x 2 contra a Ponte Preta, o site na estava atualizado). Senti falta de dados mais detalhados sobre a história de cada jogador (numero de partidas pelo clube, gols, titulos, etc). Tem desde 2011 as fichas completas de todas partidas do clube. Nota 1,5.

Acessibilidade: Nada de acessibilidade. Nota 0.

Usabilidade: Menu bem disposto, navegação muito fácil. Nota 2.

Aparência: Gostei! Os banners rotativos ficam tempo suficiente para que o usuário leia seu conteúdo. Predomina o preto e branco, cores do clube, inclusive na parte de patrocinadores. Detalhe que, os patrocinadores que tem algum tom azul, ficaram totalmente em preto e branco, propositalmente por conta do rival. Nessa mesma parte achei que ficaram muito grandes os logotipos, poderiam ser mais discretos. No mais, bem legal! Nota 1

Responsividade: Total! Nota 0,5.

Nota final: 7,0.

Diferencial:
-Nenhum
-Possui app próprio.

Atlético-PR

Link: http://www.atleticoparanaense.com/

Desenvolvedor: não informado


Interatividade: Vários canais para comunicação, de cara apresenta o login para acesso a área do sócio-torcedor, bem pensado. Tem a opção de tradução para o Inglês norte-americano e espanhol.  Nota 2.

Conteúdo: Bem completo, mas pecaram na parte de acompanhamento dos jogos do clube. As fichas e estatísticas só são vistas na parte de noticias ao final de cada partida, junto com o relato. Esse conteúdo não fica nada registrado no site num local específico. O Balanço Patrimonial do clube está disponível para download com arquivos desde 2006. Nota 1,5.

Acessibilidade: Nada de acessibilidade. Nota 0.

Usabilidade: Navegação fácil, mas achei a disposição dos menus muito grande, nada que desagrade. Nota 1,0.

Aparência: Visualmente muito agradável, a disposição dos patrocinadores ficou bem discreta e o menu do rodapé também ficou muito legal. Nota 1,5

Responsividade: Nenhuma, a navegação no telefone é ruim. Nota 0.

Nota final: 6.

Diferencial:
-Compra de ingresso no site.
-Possui app próprio.

Botafogo

Link: http://www.botafogo.com.br/

Desenvolvedor: http://www.clartestudio.com.br/


Interatividade: Apresenta boas opções de interatividade, mas deixa  desejar em outras, como por exemplo não ter opção de compartilhar conteúdo nas redes sociais, básico hoje em dia. Nota 1,5.

Conteúdo: Muito conteúdo sobre o clube, fichas dos jogos de todas temporada com informações detalhadas, inclusive borderôs das partidas. Biografia de cada jogador do elenco principal com informações bem interessantes. Nota 1,5.

Acessibilidade: Nada de acessibilidade. Nota 0.

Usabilidade: Fácil navegação, tanto no menu principal como no rodapé. Tem opção de tradução para 7 idiomas, mas não todo site, apenas informações mais pontuais como história, títulos, etc. Nota 1,5 .

Aparência: Boa aparência, ao passar o cursor sobre algumas partes do site que estão em preto e branco as cores ficam na tonalidade original. Nota 1,5

Responsividade: Não é responsivo, a visualização em tablet e telefone é a mesma em computadores, as letras ficam minusculas. Não adequaram. Nota 0.

Nota final: 6.

Diferencial:
-Compra de ingresso no site;
-Possui app próprio e outros aplicativos (fotos e jogos).

Chapecoense

Link: http://www.chapecoense.com/2016/inicial

Desenvolvedor: não informado


Interatividade: Apresenta poucas opções de interatividade, não possui a opção para compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, a seção contato não dá a opção para deixar alguma mensagem, porém o torcedor pode se cadastrar e receber newsletter sobre o clube. Nota 0,5.

Conteúdo: Pouco elaborado, o texto sobre a história do clube é de uma colaboração externa, as informações sobre elenco e comissão técnica são limitadas, não há detalhamento das partidas. Não há nenhuma informações sobre a estrutura do clube nem sobre a Arena Condá. Nota 0,5.

Acessibilidade: Nada de acessibilidade. Nota 0.

Usabilidade: Navegação antiquada, para ver as opções de cada menu é preciso clicar para ter acesso, funcionalidade antiga. A navegação dos banners está invertida. Nota 0,5 .

Aparência: Fraca, para um clube que há três anos esta na elite do futebol brasileira, o site não apresenta um visual moderno. Nota 0,5

Responsividade: Não é totalmente responsivo, a visualização em tablet e telefone não se adequaram perfeitamente ao dispositivo. Nota 0,5.

Nota final: 2,5.

Diferencial:
-Tem app próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário