Quando entramos numa
loja pela primeira vez, quando visitamos uma cidade a turismo, também pela
primeira vez, ou quando lemos um autor desconhecido é unânime e clichê, a
primeira impressão é a que fica. Se ficar uma boa impressão com certeza se
estabelecerá um vínculo e voltaremos a entrar naquela loja, faremos outra
viajem aquela cidade e com certeza, quando aquele autor lançar mais um título,
compraremos o livro.
Hoje com a
globalização e com a internet na palma da mão, quando queremos saber sobre
algum produto ou serviço, recorremos ao site da empresa para ter mais
informações. Quem trabalha com Tecnologia da Informação sabe que um site bem
elaborado, que demonstra confiança e enche os olhos logo de cara, já causa uma
boa impressão.
Você já se perguntou
sobre o que faz um site ser bom ou ruim?
E no futebol como é
isso?
Você entra
regularmente no site do seu time?
Ele atende as suas
expectativas?
É para responder a
essas e outras perguntas que, a partir dessa semana farei, uma série de posts, sobre os sites dos 60
times das Séries A, B e C com avaliação pessoal de cada um deles, atribuindo
notas de 0 a 10, seguindo critérios pré-definidos:
Interatividade (0-2): O
conceito de ponto interativo é muito importante na hora de avaliar um
site. Interatividade é permitir a troca de informações e diálogo entre usuário
e time. Pesquisas apontam que há proporção direta entre o número de pontos
interativos e a taxa de conversão de um site.
Conteúdo (0-2): Tá aí a
grande estrela do Marketing Digital! É por causa dele que visitamos blogs, que
voltamos à um site, que seguimos pessoas no Twitter. É só por causa do conteúdo
que o Google existe! Para organizar informação na hora de buscar por conteúdo.
O usuário padrão não lê na web, apenas passa os olhos, “escaneando” o conteúdo.
Outro conceito importante é o de "Leitura em F" que ele indica é
que as pessoas leem da esquerda para a direita e de cima para baixo,
dando especial atenção para o primeiro parágrafo, seguindo uma busca por mais
informação e a leitura de outro parágrafo. Esse é o padrão geral de leitura,
portanto, deve ser também o de escrita, para capturar a atenção do visitante
nos pontos certos.
Acessibilidade (0-2): Sistemas
que provêm acessibilidade são plataformas que permitem que todos usufruam
dos recursos oferecidos. Pode ser um leitor para deficientes visuais ou um
site mobile para quem tem tablet ou celular poder ter uma experiência bacana ao
navegar. Na Internet, o termo acessibilidade tem tudo a ver com a W3C (world
wide web consortium), um consórcio com mais de 300 organizações que visam
regulamentar as boas práticas e padrões, inclusive de código (HTML, XHTML, CSS,
DOM, etc), para o desenvolvimento web.
Pensar em
acessibilidade é mais do que pensar em “acesso aos cegos”, afinal, os motores
de busca também são “cegos” e para otimizar sua presença digital para SEO você
precisa pensar nisso!
Usabilidade (0-2): Usabilidade
é toda uma ciência que estuda a facilidade de usar um determinado objeto ou
ferramenta. Quando falamos de um site: é necessário avaliar o fluxo de
navegação (onde você clica para ir a uma determinada seção), os menus,
nomenclaturas, ícones e lembrar da máxima de um dos grandes nomes da
usabilidade, Steve Krug: "Não me faça pensar!".
Aparência (0-2): Por fim a
análise mais pessoal de todas, o que é bonito para mim pode não ser para outra
pessoa e vice versa.
Responsividade (0,5): Pontuação bônus caso o site seja acessado perfeitamente em vários dispositivos.
Clubes da pesquisa:
Clubes da pesquisa:
Série A - Parte I:
América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo e Chapecoense;
Série A - Parte II:
Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense e Flamengo;
Série A - Parte III:
Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Ponte Preta;
Série A - Parte IV:
Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport e Vitória.
Série B - Parte I:
Atlético-GO, Avaí, Bahia, Bragantino e Brasil-RS;
Série B - Parte II:
Ceará, CRB, Criciúma, Goiás e Joinville;
Série B - Parte III: Londrina, Luverdense, Náutico,
Oeste e Paraná Clube;
Série B - Parte IV:
Paysandu, Sampaio Correia, Tupi, Vasco da Gama e Vila Nova.
Série C - Parte I:
ABC, América-RN, ASA, Boa Esporte e Botafogo-PB;
Série C - Parte II:
Botafogo-SP, Confiança, Cuiabá, Fortaleza e Guarani;
Série C - Parte III: Guaratinguetá, Juventude,
Macaé, Mogi Mirim e Portuguesa;
Série C - Parte IV:
Remo, River-PI, Salgueiro, Tombense e Ypiranga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário