quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A primeira impressão é a que fica! É?

Quando entramos numa loja pela primeira vez, quando visitamos uma cidade a turismo, também pela primeira vez, ou quando lemos um autor desconhecido é unânime e clichê, a primeira impressão é a que fica. Se ficar uma boa impressão com certeza se estabelecerá um vínculo e voltaremos a entrar naquela loja, faremos outra viajem aquela cidade e com certeza, quando aquele autor lançar mais um título, compraremos o livro.

Hoje com a globalização e com a internet na palma da mão, quando queremos saber sobre algum produto ou serviço, recorremos ao site da empresa para ter mais informações. Quem trabalha com Tecnologia da Informação sabe que um site bem elaborado, que demonstra confiança e enche os olhos logo de cara, já causa uma boa impressão.

Você já se perguntou sobre o que faz um site ser bom ou ruim?

E no futebol como é isso?

Você entra regularmente no site do seu time?

Ele atende as suas expectativas?


É para responder a essas e outras perguntas que, a partir dessa semana farei, uma série de posts, sobre os sites dos 60 times das Séries A, B e C com avaliação pessoal de cada um deles, atribuindo notas de 0 a 10, seguindo critérios pré-definidos: 

Interatividade (0-2): O conceito de ponto interativo é muito importante na hora de avaliar um site. Interatividade é permitir a troca de informações e diálogo entre usuário e time. Pesquisas apontam que há proporção direta entre o número de pontos interativos e a taxa de conversão de um site.


Conteúdo (0-2): Tá aí a grande estrela do Marketing Digital! É por causa dele que visitamos blogs, que voltamos à um site, que seguimos pessoas no Twitter. É só por causa do conteúdo que o Google existe! Para organizar informação na hora de buscar por conteúdo. O usuário padrão não lê na web, apenas passa os olhos, “escaneando” o conteúdo. Outro conceito importante é o de "Leitura em F" que ele indica é que as pessoas leem da esquerda para a direita e de cima para baixo, dando especial atenção para o primeiro parágrafo, seguindo uma busca por mais informação e a leitura de outro parágrafo. Esse é o padrão geral de leitura, portanto, deve ser também o de escrita, para capturar a atenção do visitante nos pontos certos.


Acessibilidade (0-2): Sistemas que provêm acessibilidade são plataformas que permitem que todos usufruam dos recursos oferecidos. Pode ser um leitor para deficientes visuais ou um site mobile para quem tem tablet ou celular poder ter uma experiência bacana ao navegar. Na Internet, o termo acessibilidade tem tudo a ver com a W3C (world wide web consortium), um consórcio com mais de 300 organizações que visam regulamentar as boas práticas e padrões, inclusive de código (HTML, XHTML, CSS, DOM, etc), para o desenvolvimento web.
Pensar em acessibilidade é mais do que pensar em “acesso aos cegos”, afinal, os motores de busca também são “cegos” e para otimizar sua presença digital para SEO você precisa pensar nisso!


Usabilidade (0-2): Usabilidade é toda uma ciência que estuda a facilidade de usar um determinado objeto ou ferramenta. Quando falamos de um site: é necessário avaliar o fluxo de navegação (onde você clica para ir a uma determinada seção), os menus, nomenclaturas, ícones e lembrar da máxima de um dos grandes nomes da usabilidade, Steve Krug: "Não me faça pensar!".


Aparência (0-2): Por fim a análise mais pessoal de todas, o que é bonito para mim pode não ser para outra pessoa e vice versa.


Responsividade (0,5): Pontuação bônus caso o site seja acessado perfeitamente em vários dispositivos.


Clubes da pesquisa:

Série A - Parte I: América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo e Chapecoense;
Série A - Parte II: Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense e Flamengo; 
Série A - Parte III: Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Ponte Preta;
Série A - Parte IV: Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport e Vitória.

Série B - Parte I: Atlético-GO, Avaí, Bahia, Bragantino e Brasil-RS;
Série B - Parte II: Ceará, CRB, Criciúma, Goiás e Joinville;
Série B - Parte III: Londrina, Luverdense, Náutico, Oeste e Paraná Clube;
Série B - Parte IV: Paysandu, Sampaio Correia, Tupi, Vasco da Gama e Vila Nova.

Série C - Parte I: ABC, América-RN, ASA, Boa Esporte e Botafogo-PB;
Série C - Parte II: Botafogo-SP, Confiança, Cuiabá, Fortaleza e Guarani;
Série C - Parte III: Guaratinguetá, Juventude, Macaé, Mogi Mirim e Portuguesa;
Série C - Parte IV: Remo, River-PI, Salgueiro, Tombense e Ypiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário